Mais de 1,2 mil vagas devem ser abertas para curso de mecanização agrícola em MT
O objetivo do curso é qualificar operadores que trabalham com processos, máquinas e equipamentos de tecnologia, com foco no aprimoramento do agronegócio.
Mais de 1,2 mil vagas no curso de mecanização agrícola devem ser abertos neste ano, conforme estimativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Isso se deve ao interesse de diferentes moradores que buscam se qualificar na área e conseguir um emprego.
No ano passado, foram abertos 1,3 mil vagas nesta modalidade. O objetivo do curso é qualificar operadores que trabalham com processos, máquinas e equipamentos de tecnologia, com foco no aprimoramento do agronegócio.
O curso engloba 27 conteúdos diferentes, como por exemplo, operação de colheitadeira de grãos, de tratores e de pá carregadeira.
Em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, o curso de mecanização e agricultura de precisão despertou o interesse até de profissionais de outras áreas.
A jovem aprendiz, Lyara Moraes, começou a fazer o primeiro curso técnico em agropecuária ainda quando tinha 17 anos e hoje entende que o agronegócio precisa de mais profissionais na área.
“Nessa área nós precisamos estar sempre muito bem informados, porque o produtor precisa de um profissional bem qualificado e que entenda sobre o assunto”, disse.
Segundo o produtor rural, Sidney Flach, não basta somente entender sobre a parte tecnológica, mas também é essencial trabalhar com a parte operacional.
“Eu venho vendo que de um ano para cá vem melhorando um pouco, o pessoal está se interessando mais, porém o problema que nós temos é na parte tecnológica, as pessoas que contratamos não são qualificadas o suficiente, além de terem problemas com o operacional”, contou o produtor.
Mato Grosso é um estado que se destaca nas oportunidades no agro — Foto: TVCA
No ano passado, Mato Grosso registrou mais de 89 mil contratações no agro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontou, também, que é durante o período de safra que as admissões aumentam, principalmente para trabalhar em lavouras de forma temporária.
De acordo com o instrutor do Senar, Dimitry Bulaty, o curso de capacitação é essencial para aqueles que querem desenvolver atividades dentro do campo.
“Agora que vai entrar o período da entressafra, é a hora que os alunos vão começar a ter os treinamentos com os operadores das fazendas, momento em que entramos com os cursos do Senar. Iremos passar essa capacitação para que quando comece a safra, eles já estejam aptos a estarem trabalhando na área”, explicou.
O estado abarca diversas oportunidades no agronegócio, o que desperta a busca por especialização, como o caso de Paulo Henrique Soares, que veio de Portugal para estudar.
“Estava morando fora do país, onde eu estudava engenharia civil, uma área totalmente diferente. Retornei a Sinop e vi que aquilo não era algo que eu queria. Vim a convite de um amigo que me chamou para fazer um teste em uma fazenda, com máquinas. Vou ficar 30 dias só estudando e fazendo curso para eu me qualificar e poder retornar a fazenda”, ressaltou.
Visitei seu site, achei legal, voltarei em breve..!
Oiii tudo bem ? Espero que sim ! Adorei seu artigo muito bom mesmo; Sucesso :)
Sou a Bianca De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10. Visite meu…
Que legal...!! Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim que puder... Boa sorte..!