Selecione a página

Economia brasileira avança 0,7% em novembro e registra alta de 2,4% no ano

Economia brasileira avança 0,7% em novembro e registra alta de 2,4% no ano

Produção agropecuária acumula alta de 13,4% no ano, enquanto atividade econômica avança em novembro

A produção agrícola e pecuária registrou crescimento acumulado de 13,4% entre janeiro e novembro do ano passado, reforçando o papel do setor no desempenho da economia brasileira no período.

Dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central do Brasil (IBC-Br), indicador utilizado como termômetro antecipado do Produto Interno Bruto (PIB), apontam que a atividade econômica teve alta de 0,7% em novembro na comparação com outubro, já considerando os ajustes sazonais.

O avanço mensal foi sustentado principalmente pelos setores da indústria e de serviços, que cresceram 0,8% e 0,6%, respectivamente. Em sentido oposto, a agropecuária apresentou leve retração de 0,3% no mês, após um período de forte expansão ao longo do ano. Já o componente de impostos sobre produtos teve aumento de 1,1%, contribuindo para o resultado geral do indicador.

Na avaliação do economista sênior André Valério, do Inter, o desempenho da atividade econômica aliado aos dados recentes de inflação reduz a probabilidade de um corte na taxa básica de juros, a Selic, na primeira reunião do ano. Ainda assim, segundo ele, o cenário indica que há espaço para o início de um processo gradual de flexibilização da política monetária a partir de março.

O resultado reforça a resiliência da economia brasileira no fim do ano passado, com crescimento distribuído entre setores-chave, apesar das oscilações pontuais observadas na atividade agropecuária no curto prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *