Selecione a página

MT tem mais de 400 farmácias cadastradas para beneficiários do Bolsa Família retirarem remédios de graça

MT tem mais de 400 farmácias cadastradas para beneficiários do Bolsa Família retirarem remédios de graça

Ao todo, 119 municípios do estado possuem unidades com o programa Farmácia Popular.

Mato-grossenses beneficiários do Bolsa Família terão cerca de 40 remédios disponíveis de graça na Farmácia Popular. Segundo o Ministério da Saúde, o estado possui 484 farmácias cadastradas na lista de unidades credenciadas. Neste mês, o governo federal anunciou novas regras do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, Mato Grosso tem três novos municípios que terão prioridade no cadastramento de estabelecimentos a partir de agora. Com isso, o estado deve chegar a 119 cidades com o programa Farmácia Popular.

A Evine Roldão está desempregada e possui uma doença crônica. Ela depende do tratamento para sobreviver e retira os medicamentos pela Farmácia Popular.

“Não posso ficar sem tomar os medicamentos, não precisa comprar porque teria que pedir ajuda para a minha família. Graças a Deus que tem essa farmácia para pegar o remédio”, disse.

Antes, esses medicamentos eram oferecidos com desconto para Evine.

O Ministério da Saúde também vai facilitar o acesso para a população indígena atendida pelos distritos sanitários. Para evitar o deslocamento dessa população, um representante de cada comunidade ficará responsável por retirar os medicamentos indicados, sem a necessidade de ter um cadastro para ser atendido.

O Ministério da Saúde disponibilizou um link com as farmácias credenciadas.

Sobre o programa

 

O programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004 para complementar a assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, foram ofertados medicamentos com preços mais baixos. A partir de 2011, o programa começou a ofertar à população medicamentos gratuitos indicados para o tratamento de hipertensão, diabetes e asma. Atualmente, a lista tem cerca de 40 medicamentos.

Atualmente, a prioridade do governo federal será para municípios de maior vulnerabilidade, onde há médicos de um outro programa, Mais Médicos.

Outra mudança é que, a partir de agora, todas as mulheres poderão retirar gratuitamente medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais. Para os beneficiários do Bolsa Família, todos os 40 medicamentos passam a ser gratuitos.

Para conseguir a medicação, basta informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) inscrito no programa na hora da compra ao farmacêutico ou atendente responsável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários