Novo RG como documento oficial dos brasileiros; veja como pedir
O novo RG digital será o documento oficial dos brasileiros, e unificará diversos documentos em um só.
Lançado como Documento Nacional Unificado, o novo documento oficial dos brasileiros acabou ganhando o apelido de RG digital e se trata de uma nova Carteira de Identificação para os brasileiros.
O novo RG digital foi lançado com dois principais objetivos, o primeiro deles é acabar com a necessidade de os brasileiros terem que andar com um CPF, um RG, uma CNH, um Título de Eleitor dentre outros.
Isso porque o novo documento será unificado e através do mesmo documento será possível exibir os dados dos mais variados documentos como até mesmo o registro do SUS.
Já o outro objetivo do novo RG digital é dificultar e reduzir drasticamente a falsificação de documentos dos cidadãos, de modo a evitar tentativas de fraude e estelionato.
Novo RG digital
Através de um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no mês de fevereiro, o novo Documento Nacional Unificado (RG Digital) veio a ser instituído.
Como o decreto foi assinado recentemente pelo presidente e devido às proporções para a emissão do documento para toda a população, os órgãos de identificação terão até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem às mudanças e consequentemente começarem a emitir o novo RG.
O novo RG Digital utilizará o CPF do cidadão como o registro principal, e trará no mesmo documento as informações relativas ao RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, PIS/Pasep e Cartão do SUS.
Como emitir o novo RG digital?
Como dito anteriormente, a emissão dos documentos será obrigatória a partir de março de 2023, quando os órgãos de identificação já estarão aptos para a emissão do documento.
Todavia, alguns Estados do país vão começar a emitir o documento mais cedo, como é o caso de Minas Gerais em que a emissão deve começar ainda neste primeiro semestre de 2022.
No caso, a emissão será feita para o cidadão que já tenha realizado o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em
demais órgãos de identificação.
O cidadão que venha solicitar o novo RG digital deverá instalar o aplicativo intitulado como DNI (Documento Nacional de Identidade), onde será preciso preencher um pré-cadastro e agendar o atendimento em um ponto físico ou virtual para o término do processo e emissão do documento.
Por fim, o aplicativo DNI ainda não está disponível e o processo de emissão do documento será informado pelos Estados, logo, o cidadão não precisa se desesperar para emitir logo o seu RG digital.
Visitei seu site, achei legal, voltarei em breve..!
Oiii tudo bem ? Espero que sim ! Adorei seu artigo muito bom mesmo; Sucesso :)
Sou a Bianca De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10. Visite meu…
Que legal...!! Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim que puder... Boa sorte..!