O hype da capivara: buscas pelo animal crescem no Brasil e no mundo
Dados do Google Trends, que verificam o volume de buscas na plataforma, apontam que desde o começo de 2021 as pesquisas pelo animal começaram a crescer, com buscas maiores em 2022 e um pico em abril de 2023, mês em que a história de Filó estava em destaque no Brasil.
A história da capivara Filó coroou um fenômeno que já estava em curso na internet desde 2022: um súbito e curioso interesse pelo maior roedor herbívoro do mundo.
Dados do Google Trends, que verificam o volume de buscas na plataforma, apontam que, desde o começo de 2021, as pesquisas pelo animal começaram a crescer, com buscas maiores em 2022 e um pico em abril de 2023, mês em que a história de Filó estava em destaque no Brasil.
Os dados foram coletados em 12 de junho.
Na escala do Google Trends, o valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade dessa popularidade. A pontuação 0, por sua vez, indica que o termo teve menos da 1% da popularidade do valor máximo.
Já no YouTube, dos 550 vídeos mais vistos que mencionam o nome capivara em inglês, capybara, 461 foram postados em 2023. A concentração é ainda maior nos vídeos com o nome do bicho em russo: 495 dos que tem mais views são deste ano (veja mais abaixo).
O interesse, no entanto, não cresceu só no Brasil ou em países com registro de ocorrência do animal — o roedor pode ser encontrado em grande parte da América do Sul, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.
A fria Belarus, por exemplo, país em que o roedor é conhecido em russo por капибара, tem um nível de buscas maior que o Brasil, segundo o Trends. Há, inclusive, memes em russo com a foto do animal.
Também há um volume relevante de buscas pelo animal no Japão, Taiwan, República Tcheca e Rússia.
Outro lugar que as capivaras ganharam destaque foi em Israel, país em que o interesse pelos bichos no Zoológico Bíblico de Jerusalém virou até notícia de jornal. Segundo a administração do zoológico, as buscas pelas capivaras começaram a crescer há cerca de um ano, e os animais seguem populares ainda hoje.
Capivara ganha o mundo nas redes sociais
Fama na internet
O TikTok é outro ambiente em que as capivaras sul-americanas ganharam fama. Uma música russa feita em homenagem aos animais tem mais de 766 mil publicações até o momento na rede social.
A canção foi usada pelo Nagasaki Bio Park, localizado no Japão, para promover as capivaras que vivem no local — caracterizado por eles mesmos como o “paraíso das capivaras” no país asiático.
Quem também falou de capivaras recentemente em redes sociais foi o cantor norte-americano Lil Nas X. Em visita ao Brasil em março deste ano, ele tirou uma foto dos animais nas margens de um dos rios da capital paulista e perguntou “mano, por que o brasil tem esses hamsters grandes lá fora eu estou gritando 😭😭”.
Vídeos que somam dezenas de milhões de vídeos sobre capivaras também foram publicados nos últimos meses no YouTube. Dos 10 mais vistos na plataforma com “capybara” no nome, 7 são dos últimos 12 meses, incluindo o mais visto, com 32 milhões de visualizações.
Tá mais pop, mas ainda não é um hit
Quando comparado com outros animais mais populares, as buscas pela capivara ainda não representam um valor muito alto no Google, mas os grandes roedores sul-americanos neste ano chegaram a ultrapassar em alguns meses as buscas por esquilos, rinocerontes, lhamas e lulas.
As pesquisas pelas capivaras, no entanto, ainda estão muito distantes das por cachorros, gato, leão ou elefante.
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