Prefeito e vice de município de MT são alvos de operação contra desmatamento ilegal
Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão contra os investigados.
A Polícia Civil cumpriu 22 mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso que agia na extração e desmatamento ilegal de madeira em Mato Grosso. A ‘Operação Ronuro’ foi realizada na manhã desta terça-feira (16) e, segundo a polícia, dentre os alvos estão o prefeito José Antônio Dubiella (MDB) e o vice-prefeito de Feliz Natal, a 538 km de Cuiabá, Antônio Alves da Costa (PDT).
A TV Centro América entrou em contato com o gabinete do prefeito e vice-prefeito de Feliz Natal, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Operação Ronuro cumpre 22 mandados de busca contra grupo envolvido em crimes ambientais — Foto: Polícia Civil
As ordens judiciais foram cumpridas em Cláudia, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Sorriso. Além dos mandados, os locais onde funcionam as madeireiras serão bloqueados e terão as atividades suspensas, até o término das investigações.
A polícia ainda registrou dois flagrantes por posse de arma e munições na madeireira em que o vice-prefeito administra.
Os mandados foram cumpridos em quatro municípios do estado — Foto: Polícia Civil
Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram em 2019, após denúncias de que pessoas envolvidas no comércio de madeira na região praticavam crime ambiental fazendo a extração ilegal na Estação Ecológica Rio Ronuro, localizada no município de Nova Ubiratã.
A partir do mês de fevereiro do ano passado, as diligências foram intensificadas para identificar os agentes responsáveis pelo dano ambiental, com a extração e desmatamento ilegal da vegetação nativa preservada.
Segundo a Polícia Civil, o grupo utilizava “laranjas” para burlar as leis ambientais — Foto: Polícia Civil
Conforme as investigações, a associação criminosa cometia o desmatamento visando lucro financeiro a qualquer custo, com a destruição da vegetação e sem se preocupar com os danos ambientais e à fauna.
A Polícia Civil informou que agentes políticos, madeireiros, empresas transportadoras, pessoas físicas e jurídicas, que vinham se beneficiando com a extração, integram esse grupo investigado. De acordo com as equipes, o grupo utilizava terceiros como “laranjas” para mascarar o comércio irregular da matéria-prima, burlar a administração pública ambiental e fiscal, praticando o crime ambiental e a sonegação de impostos.
Segundo a polícia, o prefeito José Antônio Dubiella (MDB) já foi preso em outubro de 2017 por crime ambiental e posse ilegal de arma de fogo.
Operação Ronuro
O nome faz referência à área Estação Ecológica (Esec) Rio Ronuro, localizada no município de Nova Ubiratã, criada pelo decreto de abril de 1998. A estação abrange uma área aproximada de 131.795 hectares, cujo objetivo é proteger o ambiente natural e os ecossistemas existentes. É uma unidade de conservação estadual.
Visitei seu site, achei legal, voltarei em breve..!
Oiii tudo bem ? Espero que sim ! Adorei seu artigo muito bom mesmo; Sucesso :)
Sou a Bianca De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10. Visite meu…
Que legal...!! Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim que puder... Boa sorte..!