Presidente da ALMT afasta deputado estadual de Comissão de Direitos Humanos
Segundo a decisão, Gilberto Cattani (PL) será substituído pelo deputado estadual Max Russi (PSB), que assume o comando do grupo de trabalho. O ato deve ser publicado no Diário Oficial do estado nesta terça-feira (13). Assessoria do parlamentar não quis comentar o caso.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União Brasil), afastou o deputado estadual, Gilberto Cattani (PL), da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Casa. O afastamento deve ser publicado no Diário Oficial do estado nesta terça-feira (13).
Segundo a decisão de Botelho, o parlamentar será substituído pelo deputado estadual Max Russi (PSB), que assume o comando do grupo de trabalho, e o deputado Elizeu Nascimento (PL), como suplente. O ato de substituição começa a valer a partir da publicação do texto.
A assessoria do parlamentar foi procurada pelo g1, que respondeu que não está sabendo dessa troca e que não irá comentar o caso.
Histórico polêmico
No fim de maio, a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) informou que estuda medidas judiciais e administrativas contra Cattani, por causa de uma nova fala sobre a comparação da gravidez de mulheres e vacas.
O vídeo vazou de grupos privados de mensagens de aplicativos e repercutiu entre as autoridades.
A OAB-MT informou ainda que repudia de forma veemente a postura do parlamentar e que a conduta de Cattani não condiz com a função que ocupa como representante do povo.
Antes disso, porém, o parlamentar já havia proferido a primeira fala sobre o caso no dia 15 de maio durante um debate na Assembleia que instalou a frente parlamentar de combate ao aborto “Pró-Vida”, quando ele defendia a versão de que a vida existia desde o primeiro instante da gestação. Como exemplo desse raciocínio, ele comparou a gravidez de mulheres a vacas.
A denúncia da OAB foi recebida pelo Ministério Público do estado (MP-MT) e encaminhada para o Núcleo de Ações de Competência Originária, para análise sob perspectiva criminal. Uma cópia também foi enviada para a 25ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá.
Visitei seu site, achei legal, voltarei em breve..!
Oiii tudo bem ? Espero que sim ! Adorei seu artigo muito bom mesmo; Sucesso :)
Sou a Bianca De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10. Visite meu…
Que legal...!! Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim que puder... Boa sorte..!